práticas de fabricação

O Que São as BPF – Boas Práticas de Fabricação?

Publicado por: Felipe Vieira | 26 de junho de 2017

As Boas Práticas de Fabricação (BPF) são reguladas pela Anvisa e foram elaboradas para oferecer uma espécie de manual e padronização sobre as produções de diversos setores, como o alimentício. Com as BPF, as indústrias precisam atender a uma série de requisitos de fabricação, como estocagem de produtos e recursos utilizados na fabricação.

Na indústria alimentícia, por exemplo, é preciso que as BPF estejam em dia para garantirem ao consumidor que ele está recebendo/consumindo um produto que cumpre com as normas de fabricação da Anvisa, como a higiene dos equipamentos e os ingredientes de qualidade para o alimento, entre outros. Mas, o que são as BPF?

Se você deseja entender melhor o que é a ANVISA e seu papel fundamental na manutenção do setor alimentício, leia nosso artigo “O Que é a ANVISA?“.

O Que é BPF?

As Boas Práticas de Fabricação são cuidados e medidas que devem ser tomados no momento da fabricação dos produtos, para garantirem aos consumidores que eles estão consumindo algo que foi inspecionado e aprovado pelo órgão que regulamenta a produção, que é a Anvisa. Isso faz com que uma indústria se torne muito mais confiável e tenha controle sobre o que é produzido e ofertado aos clientes.

Diversas doenças, por exemplo, podem ser transmitidas através dos alimentos quando a indústria responsável pela fabricação não atende as BPF. Então, podemos responder a essa simples pergunta sobre o que são as BPF, concluindo que são as práticas que devem ser adotadas pelas indústrias com o objetivo de garantir a qualidade dos produtos.

Essas práticas mudam, obviamente, de acordo com os setores de fabricação. Na indústria alimentícia, como na fabricação de sorvetes, é necessário que uma série de exigências da Anvisa sejam atendidas para que a indústria possa comercializar o seu produto de forma regulamentada.

Quais são as práticas adotadas pela “Sorvetes & Açaí Lip’s”

Quais são as práticas adotadas pela “Sorvetes & Açaí Lip’s”?

A Sorvetes & Açaí Lip’s é uma fabricante de sorvetes que trabalha em pleno acordo com as normas regulamentadas pela Anvisa em relação as práticas de fabricação. Acreditamos que essa é uma medida essencial para que os consumidores possam ter garantia da qualidade dos sorvetes e dos ingredientes utilizados na fabricação.

Para isso, a “Sorvetes & Açaí Lip’s”:

  • Trabalha com respeito aos funcionários e cumpre todas as normas que se referem a higienização na produção, bem como as leis de descanso e férias dos trabalhadores;
  • Utiliza somente ingredientes higienizados e selecionados para a produção dos sorvetes;
  • Trabalha com equipamentos modernos e que são higienizados de acordo com as normas da Anvisa;
  • Preza por um local limpo, organizado e livre de bactérias e sujeiras que possam contaminar os sorvetes durante a fabricação;
  • Adotou um sistema de estocagem e transporte que garante eficiência e proteção contra a contaminação dos alimentos.

Qual a Importância das BPF?

Como dito anteriormente, as Boas Práticas de Fabricação da Anvisa para o setor alimentício é o que garante que os consumidores possam ter alimentos de alta qualidade, selecionados e que atendem a todas regras no que se refere aos padrões de excelência na fabricação.

Todas as normas que fazem parte das BPF foram elaboradas para que o consumidor tenha uma garantia sobre o que está comprando e consumindo. Assim, respeitar as normas trata-se de uma obrigação das indústrias para que possam oferecer os melhores produtos aos clientes, que é o que a Sorvetes & Açaí Lip’s faz desde o início de suas atividades.

Formado em Administração de Empresas pela Universidade de Mogi das Cruzes, iniciou suas atividades na industria de sorvetes a mais de 12 anos, onde envolveu-se sempre nas áreas de desenvolvimento de produtos e comercial. Atualmente, é gerente comercial da Sorvetes Lip''s e é responsável pela expansão da rede de franquias da empresa!

Deixe um comentário!