O Que é a ANVISA?

Publicado por: Felipe Vieira | 26 de junho de 2017

A ANVISA é a Agência Nacional de Vigilância Sanitária que é vinculada ao Ministério da Saúde. Ela foi feita como uma autarquia, e tem como objetivo controlar e regular a área sanitária de serviços e produtos, sejam eles nacionais ou importados. Dentro desses serviços estão as áreas de medicamentos, alimentos (sorvetes, por exemplo), sangue, saneantes e até mesmo os cosméticos.

Tudo Sobre a ANVISA

A ANVISA foi criada por meio da lei de número 9.782 do ano de 1999, e é uma agência reguladora que tem como principais características sua independência administrativa e a estabilidade de seus dirigentes.

Além de sua competência regulatória, a ANVISA também deve se responsabilizar pela organização do SNVC – Sistema Nacional de Vigilância Sanitária – sendo a responsável pela integração de órgãos públicos que estejam direta ou indiretamente ligados ao setor de saúde.

O que é ANVISA e a Sua Importância

Ela integra também o Sistema Único de Saúde absorvendo, dessa maneira, todas as suas diretrizes e princípios, já que dentro da administração federal a ANVISA está vinculada ao Ministério da Saúde.

Cabe também a ANVISA a proteção da população do país em acordo com as normas de saúde, sejam esses direitos promovidos por meio de um controle sanitário, controle sobre a comercialização de produtos ou, até mesmo, o controle de fiscalização sobre os processos de produtos, insumos e também de toda e qualquer tecnologia que estejam ligadas a ele, seja de forma direta ou indireta.

Em vista disso, a ANVISA também exerce em âmbito nacional o controle de aeroportos, fronteiras e portos, e a comunicação com os Ministérios das Relações Exteriores e qualquer empresa ou instituição estrangeira, a fim de tratar sobre assuntos que estejam relacionados a área de vigilância sanitária.

A ANVISA e a sua Sorveteria

Para quem é dono de sorveteria, a ANVISA é uma das maiores preocupações, principalmente suas regras, normas e aplicações, já que a constante fiscalização pode fazer com que seu estabelecimento sofra sanções, multas e penalizações, como o fechamento das portas e proibição de funcionamento.

A ANVISA e a sua Sorveteria

Por isso, a ANVISA tem regras claras que devem ser seguidas, voltadas para qualquer empresa que manipule ou produza alimentos. Entre elas, está o controle de saúde de seus funcionários – desse modo, é ideal que funcionários doentes e que apresentam sintomas de contaminação fiquem afastados de seus postos até que estejam melhores.

Ademais, é preciso realizar o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, ou PCMSO, como é conhecido. Com ele é possível prevenir e detectar uma série de doenças que podem ser causadas e adquiridas de acordo com a profissão das pessoas. A ANVISA também exige que os funcionários que manipulam ou produzem comida não podem ter doenças parasitárias ou infecciosas.

É também obrigatório que a empresa forneça água potável a seus funcionários, assim como um reservatório de água, que realize o controle de pragas ou vetores urbanos, uniformização de funcionários e controle de higiene pessoal, ambiental e também operacional. Logo, é necessário que os ambientes, bancadas e produtos expostos estejam sempre limpos e livres de qualquer fonte possível de contaminação.

Inclusive, é proibido que o funcionário que recebe o dinheiro no caixa, produza ou pegue o produto alimentício, já que as notas e moedas são as principais fontes de contaminação alimentar.

Por isso, ao abrir uma sorveteria, é preciso ficar atento a todas as normas e especificações da ANVISA, evitando assim que você sofra sanções ou que seus clientes acabem contaminados por algum descuido.

 

Formado em Administração de Empresas pela Universidade de Mogi das Cruzes, iniciou suas atividades na industria de sorvetes a mais de 12 anos, onde envolveu-se sempre nas áreas de desenvolvimento de produtos e comercial. Atualmente, é gerente comercial da Sorvetes Lip''s e é responsável pela expansão da rede de franquias da empresa!

Deixe um comentário!