processo de fabricação

Como Funciona uma Fábrica de Sorvete?

Publicado por: Felipe Vieira | 26 de junho de 2017

Os sorvetes, sejam os de palito ou massa, são preferência nacional. Basta as estações mais quentes do ano baterem à porta para notar o alvoroço em sorveterias de todas as cidades e regiões. Mas, você sabe como é o processo de fabricação dos sorvetes? Sabe como funciona o processo que envolve a fábrica de sorvete desde a sua produção até o produto nas prateleiras? É justamente esse o assunto que vamos abordar no artigo de hoje!

Qual a Função do Sorvete?

O sorvete teria apenas a função de refrescar? Acredito que não! O público está cada vez mais exigente, pedindo por novos sabores e notando as diferentes qualidades que existem no mercado nacional.

Além disso, com o passar dos anos, os sabores dos sorvetes foram se diversificando. Hoje encontramos uma grande variedade de sabores, tipos, formatos e disposição, desde sorvete frito até sorvete gourmet. Abaixo você acompanha todas as informações sobre os processos de produção desta sobremesa tão querida no país:

Como é a Escolha dos Ingredientes?

A fábrica de sorvete é responsável por selecionar os melhores ingredientes, como leite, iogurte, chocolate, frutas e todos os componentes utilizados para a produção do alimento, respeitando a alta qualidade das receitas e preservando as regras de fabricação no que se refere a vigilância sanitária. Higiene e limpeza são características essenciais na produção de quaisquer alimentos, seja em pequena ou larga escala.

ingredientes-do-sorvete

Como é Feita a Compra com o Fornecedor?

A fabricante também é responsável por obter os melhores fornecedores, ou seja, fornecedores de alimentos de boa procedência para a composição de suas receitas de sorvete. Com agendamento e entrega com prazo estabelecido, o fornecedor fica a cargo de entregar os produtos como foi acordado.

sorvetes-fornecedores

Os Cuidados que Devem ser Tomados na Fábrica para Seguir as Regras da ANVISA!

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a ANVISA, é responsável pela fiscalização conforme estabelece as normas de produção em alimentos e outros setores. Portanto, a fábrica de sorvete deve estar em dia com o que propõe as normas do instituto, no que se refere a limpeza de máquinas e utensílios de produção, validade dos produtos e outros fatores.

limpeza-sorveteria-anvisa

Quantas Pessoas estão Envolvidas na Fabricação?

O número geral do quadro de funcionários envolvidos no processo de fabricação depende do porte da fábrica. A quantidade de pessoas, portanto, está ligada diretamente à escala de produção.

sorvetes-pessoas-envolvidas

Processos de Fabricação

Além da escolha dos ingredientes de alto padrão e boa procedência, os processos de fabricação envolvem a execução da receita, que diferem a mistura dos ingredientes conforme o sabor e textura desejada pelas sorveterias. Os sorvetes são conservados em freezer com temperatura próxima a -18ºC.

processo-fabricacao-sorvete

O Que Não Pode Acontecer no Processo de Fabricação?

Uma fábrica de sorvete de boa qualidade precisa atender a todas as normas da ANVISA, além de dispor de equipamentos com as funcionalidades desejadas e os ingredientes selecionados. Quando o processo de fabricação não leva em conta essas características, o resultado final não corresponde ao que é considerado padrão de qualidade.

controle-qualidade-sorvetes

Como é o Contrato do Parceiro para Solicitar o Sorvete?

Para os que desejam revender, basta entrar em contato com a fábrica de sorvete, que apresentará relatório com proposta, informando a margem de lucro, valores, prazos de entrega, condições, formas de pagamento e as cláusulas do contrato de parceria.

contrato-parceria-sorveteria

Como ele chega até o parceiro?

Os sorvetes precisam dispor de um sistema de logística especial, já que se trata de um produto da classe dos resfriados. Para isso, são transportados em veículos que possuem as características necessárias, adaptados com freezer e outras exigências.

transporte-de-sorvetes

Quais cuidados envolve esse transporte?

Os sorvetes são mantidos na temperatura adequada para que não derretam e permaneçam na textura ideal. Além disso, todos os caminhões são equipados de acordo com as características especificadas nas leis de transporte de alimentos, e as entregas são efetuadas conforme os prazos de entrega solicitados pelo cliente.

Concluindo Como Funciona uma Fábrica de Sorvete

Se você deseja fazer um produto de qualidade, 100% dentro dos termos que a ANVISA exige e criar uma marca que seja reconhecida pelos seus clientes, prepare-se para grandes desafios. No entanto, você pode escolher aliar-se a marcas já estabelecidas no mercado, com produtos de qualidade e que possuem know-how do negócio, permitindo que você foque seus esforços apenas em vender e atender seus clientes. Se esse é o seu caso, conte conosco! Conheça sobre a Franquia Lip’s AQUI!


Formado em Administração de Empresas pela Universidade de Mogi das Cruzes, iniciou suas atividades na industria de sorvetes a mais de 12 anos, onde envolveu-se sempre nas áreas de desenvolvimento de produtos e comercial. Atualmente, é gerente comercial da Sorvetes Lip''s e é responsável pela expansão da rede de franquias da empresa!

Deixe um comentário!