sorvetes podem ser consumidos no inverno

Sorvetes Podem ser Consumidos no Inverno?

Publicado por: Felipe Vieira | 26 de junho de 2017

Sempre nos lembramos de tomar um delicioso sorvete ou mesmo um açaí na tigela em um dia de calor intenso durante o verão. Porém, o que nunca paramos para observar é que tanto o sorvete quanto o açaí são alimentos e, dessa forma, podem ser consumidos o ano todo. Em consequência, resolvemos escrever um artigo comentando os mitos e as verdades a cerca deste assunto e mostrar o porquê os sorvetes podem ser consumidos no inverno!

O Sorvete como Alimento

O Brasil é um dos países que menos consomem sorvete no mundo, sendo consumidos apenas 4,7 litros por ano. Isso ocorre justamente pelo fato da população interpretar que o sorvete é um alimento que deve ser consumido apenas no verão. Em países da Europa, onde a temperatura é muito menor que a do nosso país, o consumo se mantém elevado o ano todo. A Suíça tem uma média de consumo anual de 14,4 litros por ano, pois a população interpreta o sorvete como alimento e não apenas como sobremesa.

Exemplo de Consumo de Sorvete em Países Europeus que Nevam

O Sorvete Pode ser Consumido No Inverno?

O sorvete de massa é um ALIMENTO composto de proteínas, vitaminas (A, D, E, K) e hidrossolúveis (vitaminas do complexo B), além de minerais, como o cálcio, que é essencial durante a fase de crescimento das crianças e para a manutenção da saúde óssea dos adultos e idosos.

Assim, podemos afirmar que o sorvete é um alimento nutritivo que pode ser consumido em qualquer época do ano, uma vez que o consumo do sorvete no inverno não interfere no sistema imunológico do ser humano, causando gripes ou dores de garganta, por exemplo.

Novas pesquisas apontam que o sorvete é um alimento útil no combate de problemas como cólicas, anemia, dores crônicas, impotência e muitos outros. Trata-se de um alimento com inúmeras substâncias que auxiliam no sistema circulatório e imunológico, proporcionando o reforço dos anticorpos.

Alguns Mitos Sobre o Sorvete

O sorvete Causa GRIPE ou DOR DE GARGANTA

Existem diversos estudos científicos que não conseguiram associar a gripe ou a dor de garanta ao fato do indivíduo consumir sorvete ou açaí e, dessa forma, não podemos afirmar que este alimento é causador dessas doenças.

O que causa gripe ou dor de garganta é o fato do ser humano entrar em contato com a bactéria que é responsável por infectá-lo e não seus hábitos de consumo, como tomar água gelada, por exemplo!

O Sorvete NÃO é Saudável

O sorvete é composto por nutrientes importantes para nosso organismo. Os bons sorvetes possuem 70% de leite em sua composição e são ótimas fontes de cálcio, além dos sorvetes ou picolés de frutas 100% naturais. Além disso, se você possui uma alimentação saudável, não existe problema nenhum em tomar sorvete!

Sorvetes são mais Calóricos que Doces e Chocolate

Não necessariamente. Se considerarmos 2 bolas de sorvete de chocolate ou de sorvete napolitano com 60g cada, elas possuem a mesma quantidade de cálcio que um copo de leite. Além disso, 3 bolas de sorvete light de frutas possui a mesma quantidade de calorias que uma barra de cereal!

Qual a Recomendação para uma Criança?

Sorvete é Saudável, nutritivo e pode ser consumido o ano todo!O sorvete é um ingrediente desenvolvido com ingredientes como leite e frutas e, assim, pode ser consumido por crianças a partir de 1 ano de idade.

Sorvete pode ser consumido por quem Opera os Dentes ou Amígdalas?

Sim. Por ser gelado, o sorvete evita hemorragias no local, além de servir de alimento durante o período em que o paciente não consegue comer nenhum outro tipo de alimento sólido.

Quais Sorvetes Podem ser Consumidos por quem tem Tolerância a LACTOSE?

Todos os sorvetes que não levam LEITE em sua composição, ou seja, os sorvetes que sejam a base de água.

Conclusão sobre o Consumo do Sorvete

Tenho absoluta certeza que após ler este artigo, estará convencido de que não se trata mais de uma sobremesa, mas sim de um ALIMENTO! Entenda que os benefícios do sorvete não mudam em virtude da temperatura ou do ambiente. A única coisa que pode mudar é o que você pensa a respeito desse delicioso alimento!

Bom apetite!

Formado em Administração de Empresas pela Universidade de Mogi das Cruzes, iniciou suas atividades na industria de sorvetes a mais de 12 anos, onde envolveu-se sempre nas áreas de desenvolvimento de produtos e comercial. Atualmente, é gerente comercial da Sorvetes Lip''s e é responsável pela expansão da rede de franquias da empresa!

Deixe um comentário!